Como faturar mais em sua empresa contábil com uma estratégia de segmentação?

In Sem categoria by Gabriela

Pense rápido: qual é a melhor estratégia para uma empresa contábil entre focar em um único nicho ou atender a qualquer segmento empresarial?

A resposta é: depende. No entanto, muitos empresários contábeis ficam apreensivos com a possibilidade de focar em um segmento, como se segmentar fosse sinônimo de limitar. Na realidade, ele pode significar o contrário: crescimento da empresa e, logicamente, do faturamento. Veja como:

  1. Consolidação no mercado enquanto autoridade: focando em um único segmento, sua equipe terá mais tempo e facilidade para acompanhar a legislação do setor, realizar capacitação constante na área e, assim, desenvolver uma expertise diferenciada, consolidando a marca enquanto autoridade naquele nicho. Consequentemente, o nome ficará mais conhecido e os clientes começarão a chegar. A lógica se inverte: você deixa de ir até o cliente; ele vem até você.

 

  1. Aumento do Ticket-Médio: a chancela de autoridade também traz outro benefício: as empresas estarão dispostas a pagar por isso. Resultado? Aumento do honorário e do ticket-médio por cliente. Essa estratégia, geralmente, é focada em qualidade em vez de quantidade. Ou seja: você poderá ter menos clientes por atuar em um único segmento, mas eles te pagarão mais pelo fato de você ser um especialista.
  1. Aumento da área de atuação: seguindo a mesma lógica da força da autoridade da marca, esse é um dos maiores benefícios para as empresas contábeis, que em sua maioria possuem atuação regional (só dentro do município ou Estado). Se a sua empresa contábil for a melhor do país no nicho farmacêutico, tenha certeza que você não irá atuar somente na sua cidade.

 

  1. Consultorias e ampliação do leque de serviços ofertados: com um ticket-médio mais alto, pode ser que as microempresas do seu segmento não consigam pagar seus honorários no começo. Mas você pode ter outros serviços para oferecer a este perfil de cliente, como uma consultoria fiscal ou um planejamento tributário. Sem dúvidas isso irá chamar atenção e com o aumento do volume de negócios, ele poderá se tornar um cliente fixo do escritório.

 

Considere a possibilidade de segmentar seus clientes para uma estratégia de crescimento planejado. E conte sempre com a OCF Informática para proporcionar soluções tecnológicas para clientes de qualquer segmento.