Dia Nacional da Saúde: boas práticas para uma empresa contábil estimular o bem-estar de seus funcionários

In News, Últimas Notícias by Gabriela

Hoje, 5 de agosto, é o Dia Nacional da Saúde. Uma data importante para conscientização da importância do autocuidado tanto com a saúde física, quanto com a mental. E, no caso de escritórios contábeis, é sabido que os funcionários trabalham constantemente sob pressão, devido a quantidade de prazos e obrigações a serem cumpridas, sem contar com a responsabilidade perante os clientes.

Neste artigo, temos cinco sugestões de boas práticas para o seu escritório adotar e para promover a saúde, a felicidade e a retenção dos seus colaboradores! Confira:

  • Estimule uma comunicação não violenta e respeitosa – implemente uma cultura organizacional que inclua a forma que as pessoas se comunicam: sempre de maneira respeitosa, buscando colocar-se no lugar do outro e agindo em conjunto em busca de soluções. O mau relacionamento no ambiente de trabalho pode desencadear uma série de problemas, inclusive transtornos de ansiedade e depressão.

 

  • Torne o ambiente físico agradável: um local de trabalho bem planejado é fundamental para o bem-estar dos funcionários. Opte por utilizar móveis ergonômicos, especialmente cadeiras de trabalho, preocupe-se com ventilação, temperatura e iluminação adequadas e escolha corretamente as cores predominantes, pois elas interferem diretamente na concentração e na produtividade das pessoas.

 

  • Que tal horários de almoço mais longos? A maior parte das empresas contábeis funcionam em horário comercial, o que dificulta, por exemplo, a consulta rotineira a médicos para cuidar da saúde. Oferecendo um período de almoço mais longo, os funcionários poderão ficar mais confortáveis para visitar médicos com mais frequência. Outra questão interessante é que poderão ter um tempinho a mais para descansar e relaxar após a refeição.

 

  • Realize ações periódicas de alongamento – além de prevenir a LER – Lesão por Esforço Repetitivo, o alongamento traz diversos benefícios para a saúde, como ativar a circulação sanguínea, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade. Você pode contratar um educador físico para ministrar 20 minutos de alongamento uma vez por semana, por exemplo, e estimular que os funcionários repitam a prática diariamente.

 

  • Outra prática cada vez mais difundida entre as empresas é a de ofertar um dia na semana para que o funcionário trabalhe de casa, o famoso “home office”. Isso auxilia muito na redução do stress, causado, por exemplo, pelo trânsito no deslocamento até o escritório.

 

Valorize sempre seu corpo funcional, afinal, ele será responsável pelo sucesso da sua empresa. E se você precisa de dicas para recrutar melhor, confira este artigo.

Home office é uma prática cada vez mais comum em empresas, pensando no bem-estar do funcionário