Dicas para recrutar os melhores funcionários para sua empresa contábil

In Sem categoria by Gabriela

Os funcionários são parte fundamental de qualquer empresa. No caso dos escritórios contábeis, provavelmente terão relacionamento direto com o cliente e um nível de responsabilidade bastante alto. Por isso, saber recrutar é um aspecto extremamente relevante e indispensável para bons líderes.

Nesse artigo, reunimos nossas melhores dicas para te ajudar a recrutar a pessoa certa!

  • Busque no Linked In

Existem diversas formas de fazer recrutamento online, como sites específicos de vagas. Porém, o Linked In é hoje uma das melhores estratégias por se tratar de uma rede social com viés profissional. Uma pessoa antenada, com ótimo currículo e boas referências muito provavelmente estará presente nela, tornando o Linked In um dos melhores ambientes digitais para o recrutamento.

  • Faça uma descrição detalhada da vaga

Independentemente do local onde você está anunciando, é importante colocar todos os detalhes sobre a vaga, para evitar confusões e pessoas que na realidade não estão interessadas. Sempre insira as qualificações necessárias, as atividades rotineiras da função e demais informações sobre o cargo e a empresa.

  • Converse com antigos empregadores

Pedir indicações para colegas que também sejam empresários contábeis pode ser um excelente caminho. De qualquer forma, é mais do que recomendado uma ligação rápida e amigável para um antigo empregador do candidato que você mais se interessou. Acredite, isso pode evitar muitos problemas no futuro.

  • Cuidados extras na análise do currículo

Uma vez anunciada a vaga, é provável que a caixa de e-mails fique lotada de currículos (inclusive de pessoas que em nada combinam com a vaga ou a empresa). Por isso, é importante fazer uma seleção criteriosa. Vale, por exemplo, desconsiderar logo de cara currículos que tenham objetivos diferentes da vaga anunciada; bem como que contenham erros grotescos de português. Leve em conta também o nível de qualificação necessário para a vaga: se você busca um profissional sênior, não há motivo para selecionar um recém-formado para entrevista.

  • Faça uma pré-entrevista

Use a tecnologia a seu favor. A entrevista presencial é muito importante em um processo seletivo. Afinal, nada substitui o olho no olho. Mas se você está em dúvida entre um número alto de candidatos, faça uma pré-seleção via telefone ou mesmo Skype. Faça perguntas chave e eliminatórias e escolha no máximo 3 candidatos para conhecer pessoalmente.

Outra solução interessante é contratar pessoas para contratar. Seja consolidando um departamento de Recursos Humanos internamente, seja terceirizando para uma empresa de consultoria na área. Tome sempre todos os cuidados necessários para poupar dois de seus bens mais preciosos: seu tempo e a reputação da sua marca.

Cuidados na hora da contratação evitam problemas futuros