Fidelização de clientes? Confira 5 dicas para melhorar seu atendimento

In News, Últimas Notícias by Gabriela

Não importa em qual nicho de mercado, um bom atendimento ao cliente é um dos pontos chave para garantir o sucesso do seu negócio. Mesmo em setores mais técnicos, pessoas querem vivenciar a interação com a marca, uma forma de fazer parte e humanizar a experiência.

Encantar é a nova ordem. No caso da Contabilidade, o contador costuma ter um perfil mais técnico e um bom atendimento pode ser o diferencial competitivo da sua empresa. Faz parte de uma estratégia para conquistar e fidelizar a sua base, principalmente nas áreas em que o padrão seja um comportamento mais distante e impessoal.

Apesar de parecer uma tarefa simples, encantar clientes pode ser desafiador se for encarado da forma errada. Então, como atender com excelência? Confira 5 dicas que vão te ajudar a melhorar sua interação com seu público:

  1. Comece pela equipe

Uma equipe bem preparada é o principal pilar no atendimento ao cliente. É importante que todo o time esteja capacitado e alinhado à cultura empresarial, disposta a ouvir e solucionar situações muitas vezes imprevisíveis.

Uma empresa é formada de pessoas para pessoas. E é isso que os clientes buscam. Proximidade, afinidade com a marca e seus valores, que devem ser passados de forma sincera e didática para o público

2. Ouça o cliente

Uma das interações mais simples e mais importantes para um atendimento personalizado é o nome. Chamar o cliente pelo nome mostra que você sabe quem ele é e entende suas dores. Claro que não basta só isso.

Ouvir o cliente e entender quais são as suas necessidades é fundamental para pensar em uma solução que o seu negócio pode oferecer. Muitas vezes, não é uma solução óbvia, e só uma equipe unida e treinada pode transformar este em um atendimento de sucesso.

3. Crie embaixadores da marca

Em tempos de mídias digitais, a comunicação Cliente x Marca deixou de ser algo unilateral e passou a ser um diálogo, e as opiniões são exibidas para inúmeros outros usuários. É o “boca a boca” da Era Digital.

Um bom atendimento aos clientes, off-line e online, vai além da fidelização. Uma marca precisa criar seus próprios embaixadores. São aqueles clientes, ativos ou em potencial, que tiveram experiências tão boas com a sua marca, que sentem orgulho em falar bem e indicar para outras pessoas.

4. Unidade de marca

Quem você é online deve ser uma extensão de quem você é offline. Muitas empresas têm um bom atendimento presencial, mas, quando interagem nas mídias digitais, não conseguem criar essa relação e proximidade e cuidado que o cliente precisa.

Também pode acontecer o oposto. Ter uma interação online super atenciosa e responsiva, mas não conseguir lidar com situações presenciais de maior complexidade.

É importante consolidar uma unidade de marca, uma empresa que saiba quem ela é e qual a sua missão com o mercado e com o cliente.

5.  Suporte

Uma vez que você consolidou um cliente, ele é sua responsabilidade. Principalmente em empresas de serviços e soluções, o suporte é essencial para fidelizar e expandir sua base. Mostre preocupação e disponibilidade.