Inadimplência? Saiba como combater este problema em escritórios Contábeis

In News, Últimas Notícias by Gabriela

A inadimplência é um grande problema para os prestadores de serviço, e no caso de escritórios contábeis não é muito diferente, principalmente pelo momento de crise econômica ultrapassada por empresas de todos os portes e segmentos. De modo geral, o contador possui relacionamento próximo ao cliente e esta situação desagradável pode acabar ocasionando desavenças e conflitos. Reunimos cinco dicas para ajudar você, empresário contábil, a combater o problema. Confira:

  1. Organize-se.

A organização é o primeiro processo que precisa ser revisto – ou talvez implementado. Possuir um controle sobre todas as datas de pagamento para emissão de notas e boletos é fundamental, bem como enviar as cobranças com antecedência para que seu cliente possa se organizar.

  1. Delegue esta função a outra pessoa.

O empresário contábil não deve ser o responsável por cobrar o cliente inadimplente. Ele é o ponto central do relacionamento e leva consigo toda a imagem positiva de sua empresa. Uma outra pessoa deverá ficar responsável por este trabalho, estabelecendo um relacionamento cordial e de confiança com o cliente inadimplente, no entanto, com a firmeza necessária para a tarefa. Não desgaste seu relacionamento interpessoal.

  1. Demonstre empatia e compreensão.

Enquanto empresário contábil, você precisa demonstrar para o cliente que, mais do que ninguém, entende a dificuldade do momento. Deve, ainda, se posicionar como alguém que irá ajudá-lo a superar a crise. Deste modo, ele perceberá seu serviço como indispensável para que volte a crescer.

  1. Considere fazer acordos.

Sabemos que não é o ideal, mas, em alguns casos, será necessário. Para combater a inadimplência de um cliente em situação de extrema dificuldade financeira, será preciso fazer concessões, estabelecendo novos prazos, pagamento em parcelas ou até mesmo redução temporária de honorários. No entanto, deixe claro para o cliente que está fazendo tal acordo de modo a, mais uma vez, ajuda-lo na recuperação, afinal, a Contabilidade é indispensável.

  1. Agregue mais valor ao seu serviço

Em muitos casos, a empresa inadimplente precisará escolher quais serviços irá priorizar no pagamento. Esta é a hora de você, empresário contábil, agregar mais valor ao seu trabalho, oferecendo, por exemplo, uma consultoria de planejamento das finanças ou uma auditoria em determinada área que esteja gastando mais recursos do seu cliente. Mostre para ele que você tem ainda mais a agregar, e na hora de priorizar um pagamento, ele se lembrará do que você fez.