Inteligência Artificial a favor da produtividade

In News, Últimas Notícias by Gabriela

O que vem a sua cabeça quando ouve falar sobre Inteligência Artificial (IA)? Talvez robôs que jogam xadrez e outras habilidades que vemos em filmes de ficção científica. Fato é que a Inteligência Artificial está bem mais inserida no cotidiano de empresas do que supomos – e representam um ganho significativo em produtividade e experiência dos usuários de softwares.

Diversos segmentos utilizam a Inteligência Artificial para melhorar o desempenho de tecnologias analíticas existentes. O uso da IA em softwares e serviços de automação traz avanços porque expande nossas capacidades. Como os algoritmos de IA aprendem de maneira diferente dos seres humanos, eles trazem conclusões diferentes e captam dados que podem ser úteis. Ou seja, os algoritmos captam padrões que nos escapam e, mais do que isso, nos economizam tempo que pode ser empregado em outras tarefas.

Com essas tecnologias, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados. A grande sacada é identificar funcionalidades e em quais tarefas o uso de IA possibilitará avanços em produtividade.

Nós da OCF Informática analisamos o cotidiano do trabalho dos profissionais contábeis para desenvolvermos o software Consulta e-CAC. Nosso robô automatiza a informação sobre a situação fiscal – fazendária e previdenciária – de todos os clientes e retira todas as informações do sistema e-CAC, da Receita Federal do Brasil. Após a extração desses dados, monta um painel de análise para os profissionais contábeis, detalhando quais são os clientes que demandam mais atenção e quais estão com situação regular.

O Consulta e-CAC é um exemplo de como investir em Inteligência Artificial não é algo para o futuro. O impacto positivo desses sistemas já é realidade em muitas empresas e é essencial acompanhar essa tendência para que seu serviço não se torne obsoleto.

A OCF Informática oferece soluções em tecnologia para empresas contábeis