O papel da liderança na motivação de colaboradores

In News, Últimas Notícias by Gabriela

Em comemoração ao dia do trabalhador, traremos hoje uma reflexão sobre a diferença entre a figura do chefe e a figura do líder. Apesar de parecerem palavras com o mesmo sentido, a postura de um líder se difere bastante da postura de um chefe. Isso porque o líder conduz pessoas e, acima de tudo, as inspira a desenvolver o melhor de suas capacidades.

Um líder entende que a produtividade de sua equipe e os resultados de trabalho estão ligados diretamente à motivação de seus colaboradores. E, por isso, um líder indica a direção, enquanto divide as responsabilidades e reconhece méritos.

O que conhecemos como chefe é aquela figura que tem o respeito de seus colaboradores, mas parte disso se deve à intim

idação e não a uma relação de confiança e troca. Ao invés de uma equipe, o chefe tem subordinados, aos quais cobra resultados, sem que antes os forneça subsídios cruciais para atingi-los, como motivação, direcionamento e, principalmente, um ambiente tranquilo e saudável.

Em homenagem aos trabalhadores, a OCF Informática lança um manifesto para que o mundo corporativo tenha mais líderes, que respeitam a individualidade de cada colaborador e promovam ambientes de trabalho com mais empatia, motivação e, naturalmente, mais produtividade. Um feliz dia a todos os trabalhadores, a força motriz deste país.

Liderança é fundamental para alavancar negócios