O Profissional Contábil do Futuro

In News, Últimas Notícias by Gabriela

Afinal, qual é o perfil do Profissional Contábil do futuro? Quais habilidades ele precisa ter? Uma coisa é fato: este profissional não precisa – e não vai – se preocupar em ficar fora do mercado de trabalho. Ele será cada vez mais indispensável para as empresas.

Ao longo do tempo, a maior vantagem competitiva da humanidade sempre foi a inteligência. O desenvolvimento de robôs na área contábil é, principalmente, para automatizar tarefas repetitivas e facilitar o dia a dia do contador. Nisso, sem dúvidas, as máquinas serão melhores do que nós. Afinal, estão a prova de erros.

Mas, como o ser humano tem o grande poder de visualizar oportunidades em desafios, descobrimos que era necessário desenvolver novas habilidades e buscar mais conhecimento.

Martha Gabriel, autora do livro “Você, eu e os robôs — pequeno manual do mundo digital”, traz um conceito interessante que nós, da OCF Informática, concordamos plenamente: de que o ser humano é empoderado pela tecnologia.

Confira as três habilidades do profissional do futuro e reflita se você já as possui!

  • Pensamento crítico: o profissional do futuro deverá ir além do pensamento “lógico” e desenvolver pensamento crítico, se antecipando aos problemas. Com a presença cada vez maior de robôs e automação nos escritórios contábeis, o contador deverá ter ousadia para sugerir inovações, criticar antigos processos e aprimorá-los, criando novas soluções.

 

  • Repertório: você é especialista em Departamento Pessoal? Vá além. Estude, estude, estude. Aprenda sobre Fiscal, Marketing Contábil, Tecnologia da Informação. Faça um curso de criatividade e traga novas e recicladas ideias para a gestão da empresa. Quanto mais repertório, quanto mais conhecimento você tiver, mais indispensável será.

 

  • High-Tech: a tecnologia está presente em todas as áreas e, especialmente, na Contabilidade. Isso não é novidade para ninguém. Entender bem de softwares e sistemas contábeis e conhecer a linguagem da Tecnologia da Informação, ainda que de forma básica, será um grande diferencial.

Como você pode perceber, o segredo está no conhecimento. Para não ficar para trás, é preciso estudar. Seja sozinho em casa, seja em cursos livres. Esse aprendizado nenhum robô irá tirar de você.