Por que sair todos os dias tarde do escritório é um mau sinal?

In News, Últimas Notícias by Gabriela

Sair tarde do escritório costuma ser normal e até recorrente nas empresas contábeis, especialmente em períodos de entrega de Declarações como Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e Escrituração Contábil Digital (ECD). Mas, quando vira rotina, é preciso repensar: isso pode, sim, representar um problema.

Você já deve ter ouvido falar no termo “workaholic”. As pessoas “viciadas em trabalho” têm como principal característica dar prioridade ao trabalho acima de todas as outras coisas. Passam mais de 12 horas por dia no escritório e levam serviço para casa. Não se desligam das atividades nem mesmo aos finais de semana.

O problema é que muitas pessoas consideram isso uma “característica positiva” para o funcionário, como se ser viciado em trabalho fosse sinônimo de compromisso e dedicação. Do mesmo modo, algumas pessoas acreditam fielmente que sair tarde todos os dias do escritório é motivo de bonificação, por significar que está trabalhando muito.

Mas, atenção: um grande estudo norueguês com 16.426 trabalhadores mostrou que, com frequência, os viciados em trabalho sofrem de diversos problemas psiquiátricos – incluindo TDAH, TOC, ansiedade e depressão. A pesquisa também relaciona o “sucesso” desses profissionais a problemas de perda de relações afetivas, interações familiares e maus hábitos de saúde, como fumar e beber excessivamente, dormir mal e abusar de medicamentos.

O hábito de sair tarde do escritório todos os dias pode, ainda, estar relacionado a uma das questões abaixo:

  • Falta de organização: um profissional que não sabe definir prioridades acaba se perdendo no tempo e precisa de mais horas para dar conta de todas as tarefas. O ideal é, assim que chegar ao escritório, estabelecer uma lista de prioridades, levando em conta a urgência e o nível de dificuldade de cada tarefa. Há quem recomende acabar com as mais difíceis primeiro; outros especialistas recomendam quitar as tarefas mais simples. Veja o que funciona melhor para você, mas ter organização é fundamental.

 

  • Baixa produtividade: como vimos acima, “workaholics” muitas vezes possuem problemas de saúde, como stress, o que pode ocasionar baixa produtividade. Dormir mal durante a noite traz consequências ao longo do dia, como falta de atenção e concentração. Vale, ainda, analisar outras perspectivas, como o uso excessivo de celular e das redes sociais como WhatsApp e Facebook, que causam dispersão.

 

  • Dificuldade em delegar: este problema afeta principalmente os donos dos escritórios e profissionais em posição de liderança. Eles podem estar saindo tarde todos os dias do escritório pelo simples fato de que não conseguem delegar. Possuem dificuldade em confiar na equipe e pensam que seus funcionários não conseguirão cumprir a tarefa a contento. É importante conversar abertamente com o time e, principalmente, entender que uma das principais funções de um bom líder é justamente saber delegar tarefas.

E você, costuma sair tarde do escritório com frequência?

Ser workaholic não tem nada de “cool” e pode esconder problemas como baixa produtividade e dificuldade em delegar