Sua empresa estagnou? Talvez ela precise de uma transformação digital

In News, Últimas Notícias by Gabriela

Você, do outro lado da tela, provavelmente tem um escritório contábil com uma carteira sólida de clientes. Mas, pode ser que observe, mês a mês, ano a ano, uma certa estagnação. Isso porque boa parte das empresas contábeis são “analógicas”, ou seja, subaproveitam a tecnologia. Pense rapidamente nos serviços que você mais usa no seu cotidiano. Talvez estejam entre eles Uber, iFood, Netflix, Airbnb. Startups que em curto espaço de tempo se tornaram gigantes no mercado. O que elas têm em comum? Todas têm como premissa a Transformação Digital (TD).

A primeira coisa que você precisa saber sobre a TD é que ela pode (e deve) ser utilizada em qualquer empresa. Sim, independentemente do tamanho ou segmento. Uma pesquisa recente realizada pela CI&T, denominada “Business Impact Insights”, com executivos de grandes empresas, apontou que 8 em cada 10 não só reconhecem a relevância da transformação digital, como a consideram um fator de impacto em seus mercados. É fato que terão mais sucesso as empresas que usarem a Transformação Digital em seus processos para aumentar produtividade e criar serviços focados no usuário, garantindo uma experiência diferenciada.

Mas, afinal, o que é essa tal “Transformação Digital?” Basicamente, a TD é composta pelo tripé Inteligência Artificial, Big Data e IoT (ou “Internet das Coisas”). Mas ela é, acima de tudo, uma mudança na cultura da empresa, porque faz com que os colaboradores tenham uma mudança de mindset na hora de interagirem entre si e com os clientes. É fato: a forma de consumo mudou, a exigência do cliente aumentou, e não há mais espaço para erros, burocracias ou perda de prazos.

  • Inteligência Artificial: esqueça aquela ideia de que a IA é para o futuro. Ela já é realidade em muitas empresas, especialmente o uso dos “Bots”. Robôs que automatizam tarefas, compilam e analisam dados, criam padrões, etc. O grande diferencial dos Bots é que eles funcionam na chamada “machine learning”, o que significa que aprendem com o passar do tempo. Os Chatbots, por exemplo, são robôs conectados aos bancos de dados das empresas e conversam com consumidores como se fossem seres humanos.
  • Big Data: planilhas manuais no excel? “Analógico” demais. A análise de Big Data captura, armazena e analisa todos os dados dos negócios, com velocidade e eficiência. Quando você faz um pagamento online, criou um dado. Quando acessa o site da Receita Federal, mais um. Imagine, no fim do dia, quantos dados serão gerados. Um bom processo de Big Data torna-se um grande diferencial na hora de tomar decisões precisas e bem embasadas.
  • IoT: objetos interagindo ente si por meio da internet. A Internet das Coisas (IoT), por meio de seus sensores e sistemas, é capaz de executar boa parte das ações que antes seriam tarefa de diversos colaboradores. Seu uso hoje ocorre principalmente nas indústrias, mas pode ser amplamente utilizado para aumentar a produtividade e eliminar drasticamente erros em diversos processos.

Em suma: é preciso pensar digitalmente e investir, cada vez mais, em tecnologia, para readaptar processos produtivos e metodologias de gestão. Para avançar cada vez mais, a sua empresa precisa pisar no território da Transformação Digital. Não perca mais tempo e dê esse primeiro passo.

Conheça as soluções da OCF Informática: Consultae-CAC, Painel Financeiro e Consulta DEC.

Transformação Digital é o presente para empresas de qualquer segmento, inclusive contábeis